quarta-feira, 4 de julho de 2012

Fernando Siqueira: se prevalecer a fúria das multinacionais, pré-sal pode durar somente treze anos


“O pré-sal pode durar apenas 13 anos se deixarmos prevalecer a fúria das multinacionais”, advertiu o vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira. O engenheiro destacou que em um “ritmo mais controlado, (o pré-sal) pode chegar a 45 anos”. “Isso são decisões políticas e estratégicas do modelo de país e de desenvolvimento que queremos ter”, assinalou.
As declarações ocorreram em debate na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, durante o Fórum Social Temático 2012. “Se não reagirmos, vamos entregar 20 trilhões de dólares para as multinacionais estrangeiras. Esse é o tamanho da riqueza representada pelo pré-sal”, acrescentou Siqueira, alertando para o perigo que a ganância das petroleiras representa.
Ele também denunciou o descaso das transnacionais com a questão ambiental, ressaltando que mais importante do que conter acidentes e vazamentos de óleo, é tomar as medidas necessárias para evitar que tragédias aconteçam.
“O fundamental é a prevenção. A Chevron, por questões de tempo e dinheiro, deixou de tomar os cuidados devidos na cimentação do poço de Frade, o que levou ao vazamento de óleo na Bacia de Campos. No Golfo do México, a British Petroleum, seguindo a mesma linha, foi responsável por uma das maiores tragédias ambientais do planeta”, afirmou.
O economista Francisco Soriano, diretor do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ), defendeu que o ritmo de exploração do petróleo deve estar conjugado a um projeto de país, que acelere a transição de matriz energética dos poluentes combustíveis fósseis para fontes de energias limpas. “A defesa ambiental passa pelo controle público desses recursos naturais. Por isso, não podemos entregar o nosso petróleo através de leilões nefastos”, disse.
“A Petrobras é bastante pressionada pelos acionistas e comete equívocos, mas ainda é, graças à luta do povo, uma empresa estatal com compromissos públicos. Não tem como comparar com a ganância das multinacionais estrangeiras e seu fervor predatório em busca do lucro a qualquer custo”, completou. 

Você quer saber mais? 











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...